Publicidade

5 motivos para NÃO comprar o Volkswagen Nivus

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Julho de 2022 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

Sucesso absoluto no Brasil, o Volkswagen Nivus é um dos projetos mais acertados quando pensamos nos SUVs compactos e subcompactos no país. Bonito, ágil e bem equipado, ele tem bons números de vendas e só não é mais emplacado pela falta de versões com preço mais competitivo.

Por essa e outras razões não podemos, claro, considerar o VW Nivus um bólido perfeito, Há, sim, alguns detalhes que podem fazer com que você repense sua compra, sobretudo analisando concorrentes que possuem lista de equipamentos parecida e que custam menos.

Tendo como base a versão topo de gama do SUV, a Highline, preparamos uma lista com os cinco motivos para NÃO comprar o Volkswagen Nivus.

Continua após a publicidade

5. Espaço interno

O VW Nivus é considerado um SUV compacto, mas suas medidas são de um veículo até menor, algo que acabou criando um segmento novo na indústria, o de SUVs subcompactos, casos de Fiat Pulse e Caoa Chery Tiggo 3X Pro, por exemplo. E, como era de se esperar, o espaço interno não poderia ser uma referência.

Mesmo com bons 2,56m de distância entre-eixos, a vida na fileira traseira de bancos do Nivus é bem apertada, sobretudo para quem tem altura acima dos 1,80m. Além disso, o espaço fica ainda mais prejudicado por conta do caimento coupé, que se dá mais beleza ao carro, lhe tira aproveitamento da cabine.

Continua após a publicidade

4. Mix limitado de versões

Em seu lançamento, em 2020, o VW Nivus fora apresentado com apenas duas versões, as mesmas vendidas hoje: Comfortline e Highline. Na época a estratégia parecia acertada, já que a faixa de preço do SUV era inferior a do irmão T-Cross e bem superior a do hatch Polo. Hoje, isso não faz mais sentido e o mercado já pede por variantes mais em conta.

Com a Comfortline custando na faixa dos R$ 120 mil e a Highline quase R$ 140 mil, seria de bom tom para a Volkswagen lançar versões abaixo da atual de entrada, na faixa dos R$ 100 mil. Isso deve ocorrer em breve, inclusive com flagras revelando que essa variante, equipada com um motor 1.0 TSI menos potente, está em testes.

Continua após a publicidade

3. Acabamento

Ponto crítico na maioria dos Volkswagen nacionais, o acabamento do VW Nivus está na média dos modelos vendidos aqui, ou seja, deixa a desejar. Mesmo custando bem acima dos R$ 100 mil, a cabine é lotada de plástico duro, algo que, além de tirar o requinte do carro, pode trazer problemas no futuro, como ruídos indesejáveis.

2. Não está conectado

Continua após a publicidade

Embora a central multimídia VW Play seja uma das melhores do mercado, lhe faltam algumas coisas. Um dos itens que poderiam estar presentes seria o GPS nativo, que daria aos usuários uma opção a mais para se localizar, sobretudo na ausência de uma conexão de qualidade.

O outro item que falta é a conectividade 4G nativa, já presente em concorrentes como o Fiat Pulse e o Chevrolet Tracker. A proposta da Volks nesse caso é de eliminar os custos para o cliente e faz sentido, mas os planos desses serviços oferecidos pelas montadoras é baixo e traz boa oferta de banda.

Poderia ser, ao menos opcional.

Continua após a publicidade

1. Preços

Pensado para ser posicionado abaixo do Volkswagen T-Cross, o Nivus custa mais do que algumas versões do irmão maior, tornando o canibalismo mercadológico evidente dentro da empresa. Com preços partindo de R$ 120 mil na versão Comfortline e R$ 140 mil na Highline, uma redução seria bem-vinda, além do lançamento de variantes mais em conta e com perfil de entrada.