Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wey: SUVs de luxo são novo caminho para GWM no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Abril de 2024 às 10h35

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Way, em inglês (fala-se “uei”), significa caminho. Wey, com “e”, pronuncia-se da mesma forma e, na China, é o nome de uma marca de carros pertencente à GWM que tem como especialidade os SUVs de luxo. Se você ainda não ouviu falar da Wey, pode ter certeza de que esse é o caminho (com o perdão do trocadilho) — ou pelo menos um deles — que será seguido pela montadora em breve no Brasil.

Pelo menos foi isso o que os executivos da marca deixaram transparecer durante a visita do Canaltech à fábrica gigantesca da GWM na cidade de Xushui, bem próxima de Baoding, na China.

A ideia da GWM em levar a marca voltada para o segmento premium no Brasil é alcançar uma parcela de consumidores que, hoje, não parece disposta a trocar montadoras tradicionais por outras que, ao menos até agora, não gozam de tanto prestígio assim na região.

Continua após a publicidade

Quais serão os rivais da Wey?

Sem faltar com o respeito concorrentes de momento das linhas Haval e Ora, por enquanto as únicas presentes em território verde-amarelo, a GWM não fez segredo e falou abertamente sobre quais rivais pretende alcançar com a chegada da Wey ao Brasil: Audi, BMW e Mercedes-Benz, hoje referências no segmento premium.

A confiança da GWM em entrar na disputa com as três cobiçadas marcas alemãs parece estar bem fundamentada.

Continua após a publicidade

Em um primeiro contato com três dos modelos da Wey (Wey 03, Wey 05 e Way 07), foi possível perceber o alto nível do acabamento interno, tanto em qualidade dos materiais quanto nos cuidados com o encaixe.

Além disso, os modelos têm um design ousado, futurista, que remetem a um estilo de quem realmente está em busca de algo novo, disruptivo. Tudo isso sem se esquecer, claro, da potência e da autonomia.

Afinal, um SUV elétrico de luxo que pretende desafiar as gigantes alemãs precisa ter o pacote completo. E o primeiro contato com dois dos modelos da submarca da GWM não deixou dúvidas a respeito.

Continua após a publicidade

Como são os SUVs de luxo da GWM?

A reportagem do Canaltech teve a chance de acelerar, por poucos metros, em um trajeto formado basicamente por duas retas (uma livre para sentir a potência e outra com objetos para obrigar o motorista a fazer slalom), os modelos Wey 03 e Wey 05, que na China era vendido como Wey Coffee 01.

Ambos impressionaram não apenas pela potência, mas pela agilidade e equilíbrio demonstrados na rápida tarefa, de pouco mais de 200 metros, que exigia reflexos rápidos e muita atenção.

Continua após a publicidade

O Wey 05 foi o mais “assustador”, pois mostrou um casamento perfeito entre suas dimensões (4,87 m de comprimento x 1,96 m de largura x 1,69 m de altura e 2,91 m de entre-eixos) com seu conjunto mecânico.

O GWM Wey 05 tem powertrain híbrido plug-in, formado por um motor 2.0 turbo a combustão e outros 2 elétricos. A potência combinada é de 483 cv, e o torque chega a 86,3 kgf/m. Isso faz, segundo a marca, que o SUV premium de tração integral e câmbio automático de 9 marchas tenha um 0 a 100 km/h digno de carros esportivos: 5 segundos.

A autonomia do sistema de baterias é de 39,7 kWh e, segundo a GWM, aguenta recargas de até 50 kW. Dessa forma, o Wey 05 pode rodar cerca de 146 quilômetros exclusivamente no modo elétrico, com um alcance combinado de absurdos 250 km/l.

Continua após a publicidade

O Wey 03 (que por lá é o Coffee 02), por sua vez, é um pouco menos imponente e feroz, mas, nem por isso, decepcionou no primeiro contato. A ficha técnica do modelo testado no evento não foi divulgada, assim como a do Wey 07, já que a intenção foi manter o foco no Wey 05, que dará início à história da marca no Brasil.

Quando o Way 05 chega ao Brasil?

A GWM não confirmou de forma oficial quando o Way 05 chegará ao Brasil e nem quanto o SUV custará, mas a ideia é que ele fique posicionado em uma faixa de preço acima do Haval H6 Premium GT, hoje o mais caro da linha à venda no país.

Continua após a publicidade

Partindo dessa premissa, não é difícil imaginar que os interessados em trocar Audi, Mercedes ou BMW pelo imponente SUV premium chinês terão de desembolsar valores próximos aos R$ 450 mil para levar o Way 05 para a garagem.