Ofertas

Estudo aponta principais tendências para a adoção de tecnologia

Por Redação em 20.01.2013 17h04

Empresas de TI

A IBM contou com as respostas de 1.200 empresas de tecnologia espalhadas pelo mundo, incluindo Brasil, para elaborar seu relatório que traz as tendências relacionadas ao setor para o ano que se inicia. O resultado do 'TechTrends 2012: o caminho mais rápido para o futuro' mostrou que a segurança da informação, mobilidade e falta de profissionais especializados estão entre os maiores destaques dentro das organizações. 

A adoção e o investimento em novas tendências tecnológicas se mostrou presente em quase dois terços dos entrevistados pela IBM, porém a falta de profissionais qualificados para a área e a segurança das informações também são motivos de preocupação para os líderes e tomadores de decisões.

Faltam profissionais capacitados

Segundo o estudo, as principais áreas da tecnologia que, atualmente, demandam profissionais com qualificação são:

  • Computação na nuvem
  • Soluções para mobilidade
  • Business analytics
  • Social business

Faltam profissionais com conhecimento adequado para atuar nessas áreas em cerca de 90% das organizações pesquisadas. Mas, segundo Ricardo Mansano, gerente do Centro de Inovações da IBM Brasil,  a falta de conhecimento é um problema global que atua como um grande obstáculo para a adoção de tecnologias mais avançadas que podem determinar o sucesso de uma organização, por exemplo.

"Diminuir ou eliminar a diferença de habilidades não é tarefa para uma só empresa. Organizações dos setores público e privado devem trabalhar juntas a fim de assegurar que os profissionais tenham as habilidades necessárias para colocar a tecnologia em prática e usá-la para solucionar os maiores desafios das empresas e da sociedade”, afirma Ricardo.

Faculdade TI

Segurança da informação

A informação ganhou maior importância nos últimos anos, principalmente por seu volume cada vez maior. Mas com o aumento da quantidade também vem o aumento da preocupação com a integridade e a segurança dessas informações, e isso se tornou mais um obstáculo para a adoção de novas tecnologias. Agora a segurança da informação está no mesmo patamar de preocupação que as companhias têm com seus sistemas, redes e dispositivos.

O estudo da IBM mostrou que a maior parte (60%) das empresas ainda não se sente confiável para adotar dispositivos móveis. E 62% dos entrevistados disseram que a segurança vai entrar na sua lista de prioridades para investimento nos próximos dois anos. Sem dúvidas, uma oportunidade gigantesca para que os profissionais de TI se dediquem a estudos nessa área que só tende a crescer.

As companhias também não se sentem seguras quando o assunto é computação na nuvem e social business. "Nossa capacidade de continuar a abastecer a inovação depende da maneira como formamos profissionais nas principais áreas de tecnologia e como incentivamos o desenvolvimento de habilidades em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. As necessidades são imediatas, mas os processos levam mais tempo para mostrarem os resultados", finaliza o executivo da IBM.

Segurança Web

Comentários

Leia a Seguir
Para recuperar mercado, CEO da IBM exige que funcionários sejam mais 'espertos' IBM Para recuperar mercado, CEO da IBM exige que funcionários sejam mais 'espertos' 25/04 A atual CEO do grupo IBM, Virginia Rometty, afirmou aos funcionários que a companhia se tornou muito lenta e sem resposta, e exigiu que seus empregados comecem a agir mais rapidamente, como afirma o The Wall Street Journal. IBM desenvolve circuito flexível 10 mil vezes mais fino que uma folha de papel IBM IBM desenvolve circuito flexível 10 mil vezes mais fino que uma folha de papel 23/01 A redução no tamanho dos dispositivos tem movimentado a indústria. A IBM anunciou recentemente que criou um circuito flexível de alta performance, até 10 mil vezes mais fino do que uma folha de papel. Gartner: tecnologias digitais são prioridade das empresas e dos CIOs em 2013 Profissional de TI Gartner: tecnologias digitais são prioridade das empresas e dos CIOs em 2013 23/01 O instituto de análise de mercado Gartner divulgou o seu último levantamento sobre o mercado de Tecnologia da Informação, afirmando que as tecnologias digitais são a principal prioridade de empresas e seus CIOs para o ano de 2013. Fábrica da Foxconn está sendo investigada por suborno na China Jurídico Fábrica da Foxconn está sendo investigada por suborno na China 10/01 A Hon Hai Indústria de Precisão, subsidiária da Foxconn em Taiwan, está envolvida em um caso de suborno, confirmado pela fábrica. Um dos trabalhadores já foi denunciado para a polícia local. Estudantes norte-americanos poderão criar próximos doodles do Google Google Estudantes norte-americanos poderão criar próximos doodles do Google 16/01 O Google anunciou nesta segunda-feira (14) a sexta edição do seu concurso anual de doodles, o 'Doodle 4 Google', que todo ano seleciona os melhores trabalhos de estudantes norte-americanos.