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5 motivos para COMPRAR o Volkswagen Polo Highline 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Janeiro de 2023 às 09h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
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Lançado no segundo semestre de 2022, o novo Volkswagen Polo 2023 passou por algumas mudanças para se tornar mais competitivo e tentar aumentar suas vendas, que naquele momento estavam bem críticas. A melhora nos emplacamentos aconteceu, mas ainda há um grande mercado a ser explorado, já que o VW Gol foi aposentado.

O Canaltech teve a oportunidade de experimentar a versão manual equipada com o novo motor 1.0 turbo de 116cv no lançamento, mas agora passou um bom tempo com a variante Highline, a mais cara e equipada da linha, munida do mesmo propulsor, mas com a transmissão automática de seis marchas.

As mudanças que tornaram o VW Polo um carro mais simples não atrapalharam suas principais valências e podem atrair alguns novos clientes. Para te ajudar, separamos os principais pontos positivos do hatch e listamos os cinco motivos para você COMPRAR o novo Volkswagen Polo Highline 2023.

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5. Bom pacote de equipamentos

A versão Highline do VW Polo 2023 vem bem recheada de equipamentos e custa menos do que sua variante 2022.

Os itens de série são vários: central multimídia VW Play com espelhamento de celulares sem fio, cluster digital Active Info Display, sensor de chuva, sensor crepuscular, ar condicionado digital e automático, quatro airbags, frenagem pós-colisão, frenagem automática de emergência em manobras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, direção elétrica, câmbio automático, faróis full LED, carregador de celular por indução, entradas USB-C, chave presencial, sistema Kessy e partida por botão.

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4. Suspensão mais macia

Uma das mudanças mais sentidas no novo VW Polo 2023 está em sua suspensão. Na versão anterior, o apelo era mais esportivo, com um acerto um pouco mais durinho, o que incomodava em algumas situações. Dessa vez, a Volkswagen, querendo agradar um público mais amplo, tornou a suspensão mais confortável, com a troca também dos amortecedores.

Na prática, o VW Polo manteve sua dirigibilidade, porém com mais conforto para rodar em ruas mais acidentadas.

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3. Preço mais em conta

Na data de edição dessa matéria, o VW Polo Highline 2023 poderia ser encontrado em todo o Brasil por a partir de R$ 111.990, mais de R$ 10 mil a menos do que o Polo Highline 2022. Isso é resultado de algumas simplificações feitas no projeto para que o carro ficasse mais em conta e mais competitivo.

O preço é vantajoso porque as perdas do Polo não foram tão consideráveis. Ele segue sendo um ótimo hatch compacto e o valor é, sim, atraente, levando em conta, claro, o cenário do mercado brasileiro.

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2. Desempenho

Aqui vai o item mais polêmico dessa lista. Você vai se perguntar: como um carro que perde 12cv pode ter o desempenho como um dos pontos positivos? É simples: os 116cv de potência e 16,8 kgf/m de torque são mais do que suficientes para que o VW Polo seja um veículo extremamente eficiente e ágil para o uso diário.

Chegamos a rodar mais de 1000km com ele, tanto no etanol quanto na gasolina, na cidade e na estrada, e em momento algum sentimos que faltou fôlego para o hatch. Mesmo que com 12cv a menos, o Polo Highline também está um pouquinho mais leve (perdeu 1kg, chegando agora a 1146kg).

Os fãs mais fervorosos e pessoas mais chatas na internet certamente vão reclamar. Mas, conviver com o VW Polo com esse novo motor (o antigo 1.0 turbo do UP!, mas recalibrado), foi bem agradável).

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1. Consumo

Além do bom desempenho, o VW Polo 2023 evoluiu muito em consumo. Não que o antigo Polo fosse ruim nesse quesito, mas o motor menos potente trouxe esse benefício a mais para o hatch, principalmente na gasolina. Conseguimos rodar bastante com ele, também com etanol, e as médias foram incrivelmente boas:

Etanol:

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  • 7,5 km/l na cidade
  • 11,2 km/l na estrada

Gasolina:

  • 9,2 km/l na cidade
  • 16,5 km/l na estrada