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Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Dezembro de 2022 às 09h00

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Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo
Review Renault Oroch Outsider | Há méritos em ser o alternativo

Quando lançada em 2015, a Renault Duster Oroch chegava para inaugurar um segmento dentro do mercado automotivo, o de picapes intermediárias, feitas em monobloco, como os carros de passeio e SUVs. E mesmo sem ser a referência na categoria, desde 2016 dominada pela Fiat Toro, a caminhonete tem seus fãs e, em 2022, ganhou sua mais sensível evolução nesses sete anos.

A mudança mais proeminente foi dentro do capô, com a chegada do novíssimo motor 1.3 turbo, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que lhe rende 170cv. Com esse propulsor, a agora chamada somente de Renault Oroch, tornou-se um produto mais atraente. Mas seria apenas por seu desempenho?

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Bem, depois de uma semana com a picape, fica bem claro que ela está posicionada exatamente entre a Fiat Strada e a Fiat Toro, as duas picapes mais vendidas do Brasil. Agora, se seus atributos são suficientes para convencer os clientes desses modelos ou novos compradores, vocês é que vão decidir.

Conectividade e Segurança

A versão avaliada pelo Canaltech foi a topo de gama, Outsider, que conta com todos os opcionais inclusos e vem bem recheada se compararmos com as demais versões disponíveis na gama da Renault Oroch. Mas, mesmo sendo a mais equipada, deixou a desejar em alguns aspectos, principalmente nessa divisão que sempre abordamos aqui em nossas análises.

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Em termos de conectividade, podemos citar a boa central multimídia de 8 polegadas, que conta com resolução de bom nível, interface rápida e intuitiva, sistema de som competente e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Fez falta, nesse aspecto, um carregador de celular por indução.

Não espere por sistema de navegação nativo ou assistentes de recuperação veicular, em moda nas montadoras pelo Brasil. Por aqui, há o básico em termos de conectividade.

Já no campo da segurança, nada além do que se espera de um carro que custa mais de R$ 140 mil. Há apenas dois airbags frontais, controles de estabilidade e tração, sistema anticapotamento e o assistente de frenagem em casos extremos. Mesmo sendo feita com base no SUV Renault Duster, a picape não herdou equipamentos interessantes do irmão de empresa, como o alerta de ponto cego e a câmera 360º para manobras.

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Entendemos que a Renault não equipou mais a Oroch para justamente tentar manter esse preço intermediário, de modo a fisgar alguns clientes das versões de entrada da Fiat Toro. Mas, mesmo assim, a rival italiana é mais bem equipada, apesar de custar pouca coisa a mais.

Ao mesmo tempo, a Fiat equipa a Strada cada vez mais e vai exigir que a Renault trabalhe melhor na Oroch para garantir que a picape não fique tão mais defasada.

Experiência de Uso e Conforto

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A Renault Oroch Outsider é inspirada no Duster, ou seja, é um Dacia, e não propriamente um Renault legítimo. Sendo assim, o que se encontra aqui é um carro simples, robusto, mas que pode te surpreender dependendo da sua expectativa.

No caso específico dessa atualização, o que mais nos agradou foi o motor 1.3 turbo, que rende 170cv e 27,5 kgf/m de torque. Desenvolvido pela Mercedes-Benz, o propulsor deu nova vida à Oroch, que está mais ágil e divertida de guiar, principalmente na estrada, que é onde ela brilha, de fato, deixando muita gente para trás.

Por não ser tão grande quanto a Toro e menos pesada, a dirigibilidade agrada até mais do que a rival italiana se pensarmos no uso diário. É mais fácil de manejar na cidade e tem uma tocada mais parecida com a de um SUV compacto. Além disso, a visibilidade na cabine é excelente, passando mais segurança.

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O ponto negativo é a direção, que ainda é eletro-hidráulica, uma baita mancada e que escancara a relação de valorização de produto e posicionamento — além da idade do projeto. O consumo também ficou bem longe de agradar. Em nossos testes, marcamos médias, com etanol, de 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Os números oficiais marcam 7,4 km/l e 7,8 km/l, respectivamente.

Algo que também merece elogios é o acerto de suspensão, muito bem feito e pensado para as nossas ruas. Os pneus são de uso misto e a Oroch até aguenta uma trilha leve, mesmo sem contar com tração 4x4, outra bola fora por aqui. E por falar em suspensão, ela é independente nas quatro rodas, sendo multilink atrás. Já sabemos, por exemplo, que a vindoura Chevrolet Montana será com eixo de torção.

Não é para famílias

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Se sua ideia é ter a Renault Oroch pensando em levar sua família para cima e para baixo, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Apesar de proporcionar a versatilidade da caçamba de 683 litros, o espaço interno é pouco convidativo, sendo bem parecido com o da Fiat Strada. A Oroch, aliás, tem a mesma geração e plataforma desde o seu lançamento, sendo assim, manteve as medidas que geram esse desconforto, como o comprimento, de 4,71m e a distância entre-eixos, de 2,82m.

Em termos de itens de conforto e comodidade, temos ar condicionado digital e automático, o câmbio automático CVT que simula oito marchas, capô dianteiro com braços pantográficos, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de ré e câmera de ré.

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Design e Acabamento

Os retoques feitos pela Renault na Oroch foram bem-recebidos e a versão Outsider é sua versão mais bonita. Na dianteira, tudo igual ao Duster, com a musculatura característica do SUV, grade bem resolvida e os faróis de neblina proeminentes. Não há conjunto óptico Full LED, mas as luzes de condução diurnas estão lá.

Na traseira, poucas mudanças, mas elas não eram necessárias. Se o projeto da Oroch em si precisa ser atualizado, dá para dizer que o design envelheceu muito bem.

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Já o acabamento também melhorou, mas não agrada. Há muito plástico, como era de se esperar, mas o painel não foi bem pensado, com nichos sem sentido e encaixes esquisitos. Dava para ter caprichado mais.

Concorrentes

As picapes concorrentes da Renault Duster Oroch são as versões de topo da Fiat Strada e as de entrada da Fiat Toro, que custam entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

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Renault Oroch Outsider: vale a pena?

Se você procura uma picape que tenha bom desempenhos, seja confiável do ponto de vista mecânico e traga boa sensação ao dirigir, com estilo e acerto de suspensão valente, a Renault Oroch Outsider pode ser uma boa alternativa, principalmente levando em conta as citadas Fiat Strada e Toro, suas rivais diretas.

Pelo menos até que a Chevrolet Montana chegue, cabe a ela desafiar esse reinado. Para isso, ela ainda precisa de mais equipamentos e, com certeza, de uma nova geração. No geral, o produto agrada.

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A Renault Oroch Outsider está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 145.700. Mas há versões que partem de R$ 113.600.

No Canaltech, a Renault Oroch Outsider foi avaliada graças a uma unidade gentilmente cedida pela Renault do Brasil.