Review Sonic Racing: CrossWorlds | Legado e velocidade são honrados
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Se você ainda não vê sentido em Sonic pilotar um carro, pare imediatamente e dê uma oportunidade para Sonic Racing: CrossWorlds. Com muita velocidade e personagens mais do que descolados, quem vai comer poeira é o preconceito.
Com vasta personalização de veículos e pistas extremamente mirabolantes, o título não chega para reacender a disputa entre a franquia e Mario. Até porque o mascote da SEGA atropela a concorrência e mostra que nesta geração a coroa de campeão será usada pelo ouriço azul.
Sonic Racing: CrossWorlds chega ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs para consolidar a linha do mascote e mostrar a sua força. E vou ser bem direto, força e velocidade é o que não vai faltar no jogo.
Prós
- Ele passa a verdadeira sensação de velocidade
- Sistema de rivalidades foi muito bem-aplicado
- Mudança de pistas e power-ups deixam a corrida imprevisível
- NPCs realmente querem te ultrapassar
Contras
- Pode reacender a Guerra dos Consoles ao botar Mario Kart World para comer poeira
O significado de velocidade
Um aspecto que me deixou completamente vidrado em Sonic Racing: CrossWorlds é a sensação de velocidade que ele passa. Não parece apenas que você está em um “passeio”, mas sim em uma disputa de verdade nas pistas.
Não que a concorrência não passe este sentimento, porém não com tamanha intensidade quanto o novo projeto da SEGA. Para ficar perfeito, só faltou o vento no rosto (que pode ser resolvido com qualquer ventilador, diga-se de passagem).
Compará-lo com Mario Kart World chega a até ser desleal, já que Sonic Racing: CrossWorlds oferece muito mais diversão com uma proposta bem simples. Não tem mundo aberto, várias skins espalhadas e uma estrada que interconecta as pistas — apenas circuitos e mudança de dimensões.
Dito isso, o game acerta bastante ao permitir que toda 2ª volta a pista seja alterada para outra. Isso traz um fator imprevisível que vai ser a glória de alguns e a queda de muitos, o que traz ainda mais estratégia às corridas.
Não é apenas o “chão” que muda, mas os jogadores são enviados para ambientes inóspitos e precisam dar um jeito de manter a sua posição. Ser largado em um riacho com fortes correntezas, no meio do ar ou em um trecho cheio de lava vulcânica são meros exemplos do caos que vai encontrar.
"A situação é desesperadora quando você cai desavisado dos portais e não se recompõe a tempo, já que os oponentes quase sempre estão na sua cola" - Diego Corumba
Os power-ups completam o pacote de Sonic Racing: CrossWorlds, já que eles não estão limitados à sua posição. Se está acostumado a pegar bananas e moedas em Mario Kart quando está em 1º, aqui qualquer item pode aparecer e te ajudar a aumentar sua liderança ou impedir que seja ultrapassado.
Sonic Racing: CrossWorld é dinâmico
Outro grande destaque do game é o sistema de rivais. Cada corrida ou campeonato que participa, o jogo estabelece qual será o seu oponente direto. Ou seja, você não ganhará pontos apenas por vencer em uma boa posição, mas também por chegar na frente de seu maior inimigo.
Isto torna tudo muito mais eletrizante, até porque não é algo que funciona de forma passiva. Seu rival é marcado na pista, dispara frases, provoca e comenta — se vencer de você ou se perder. Não é errado dizer que Sonic Racing: CrossWorlds tem “vida própria”.
E se você pensa que os outros NPCs facilitam o seu caminho, vai cometer um grande engano. Além do rival, todos eles vão fazer de tudo para passar na sua frente. Batidas propositais, uso de itens de forma acertada, aplicação de momentos estratégicos para ultrapassagem e muito mais... Tudo isso está valendo.
Digo isso por ter testado Sonic Racing: CrossWorlds na dificuldade mediana. Caso você queira passar nervoso e ter mais desafios, há outras para testar. Além disso, você pode aumentar o nível dos rivais — o que garante disputas mais complexas contra estes personagens ao longo do torneio.
Diferentes modos e personalização
Além dos campeonatos centrais, o jogo também traz outros modos com variantes: seja corridas em grupo, competição apenas com os itens mais poderosos do jogo e vários outros.
Porém, o que realmente brilha fora das pistas é a personalização de Sonic Racing: CrossWorlds. Você pode montar seu veículo de várias formas distintas, trocar suas cores, inserir decalques e comprar itens que podem compor algo mais próximo à sua personalidade.
"O sistema monetário de Sonic Racing é um pouco cruel, mas com algumas corridas é possível comprar o que quiser dentro da sua loja in-game" - Diego Corumba
Tanto o carro quanto seu perfil podem ser modificados, com itens desbloqueáveis e outros que pode comprar com os pontos obtidos com cada corrida (e conquistas dentro dela). Do mesmo modo, há formas de fazer upgrade de seu veículo com itens e equipamentos.
Gostaria de encontrar um ponto para criticar Sonic Racing: CrossWorlds, mas tudo que ele se digna a fazer é bem produzido e cheio de carisma. Nem mesmo o aspecto dos DLCs, que se tornou um debate polêmico, é tão pesado dentro da experiência.
De fato há um season pass com Pac-Man, Bob Esponja e outros que o público deseja jogar. Porém, no pós-lançamento já está prevista a chegada de Joker (Persona 5), Hatsune Miku e Ichiban (Like a Dragon) de forma gratuita, assim como outros 10 que chegarão futuramente.
Vale a pena ir atrás de Sonic Racing: CrossWorlds?
Se busca velocidade, carisma e muita atitude, Sonic Racing: CrossWorlds é o jogo para você. Quem é novato vai ter muita diversão e, se gosta de desafios e dificuldade, também há espaço.
Em comparação a Mario Kart World, que chegou com muitas promessas e pouca entrega, o ouriço azul trouxe justamente o que faltou na concorrência: uma aventura inesquecível e que supera expectativas.
A SEGA acertou em cheio, tanto em questões de desempenho de Sonic Racing: CrossWorlds e no tom da experiência — com a adição do tempero especial de ver os grandes mascotes em corridas alucinantes.
Se ainda é tomado por dúvidas, mesmo com a garantia certa de que o jogo está espetacular, não tem problema. A produtora disponibilizou uma versão demo de Sonic Racing: CrossWorlds para todo mundo jogar gratuitamente, então dê uma oportunidade para testar por conta própria e se divertir bastante.
Leia também no Canaltech: